Informações e Documentos para Posse
Admissão
O ingresso na carreira é realizado por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos.
O candidato aprovado, após a publicação da portaria de sua nomeação no Diário Oficial da União, tem o prazo de 30 dias para tomar posse no cargo público. Após a Posse, o candidato tem o prazo de 15 dias para entrar em efetivo exercício.
OBS.: Orientamos que os candidatos só solicitem demissão/exoneração de seus atuais vínculos empregatícios após a entrega da documentação solicitada e confirmação da posse.
1. Realizar os seguintes exames Laboratoriais
- Hemograma com plaquetas
- Tipo sanguíneo – Fator RH
- Exame parcial de urina
- Parasitológico de fezes (para servidores manipuladores de alimentos)
- Glicemia, ureia e creatinina
- Anti – HBs (somente para servidores da área da saúde)
Outros exames e pareceres:
- Parecer de Cardiologista para aqueles a partir de 30 anos
- Parecer de Psiquiatra
- Avaliação otorrinolaringológica com resultado de VIDEOLARINGOSCOPIA (para docentes)
- Cartão de Vacinação (atualizada com vacinas anti-tetânica, tríplice viral e hepatite B) * hepatite B apenas para aqueles até 39 anos
- Cartão Nacional de Saúde
2. Providenciar e apresentar os exames para a Medicina do Trabalho
A consulta com o médico do trabalho deverá ser agendada com antecedência por meio do e-mail exameadmissional.das@contato.ufsc.br
Na avaliação médica será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) atestando a aptidão ou inaptidão do candidato.
Exame em outra localidade:
É possível realizar o exame admissional em outro Órgão Público Federal, de outra localidade. Para tanto, o candidato deve realizar contato prévio com setor responsável no órgão desejado e verificar disponibilidade de agendamento. Caso seja possível, solicitamos que nos encaminhe o nome do setor responsável pela Junta Médica ou Medicina do Trabalho, juntamente com o nome completo do chefe do setor e e-mail, para que possamos enviar um ofício solicitando o atendimento. Essas informações devem ser enviadas ao e-mail admissao.ddp@contato.ufsc.br
2.1 Para os candidatos com deficiência
Deverá ser entregue o laudo médico original comprobatório da deficiência, emitido em até 1 (um) ano antes da consulta. A Medicina do trabalho e/ou a Equipe Multiprofissional poderão solicitar exames complementares conforme o tipo de deficiência.
3. Encaminhar a documentação exigida para a posse (itens 4 a 7) para o e-mail admissao.ddp@contato.ufsc.br
A Posse será confirmada/agendada após o envio e análise dos documentos solicitados.
4. Candidatos Docentes
Providenciar o preenchimento e a impressão dos formulários e das declarações abaixo:
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Formulários para Admissão Docentes |
Para o acesso, você deverá utilizar os dados enviados no e-mail de convocação.
5. Candidatos Técnicos-Administrativos em Educação
Providenciar o preenchimento e a impressão dos formulários e das declarações abaixo:
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Formulários para Admissão Técnico-Administrativo em Educação |
Para o acesso, você deverá utilizar os dados enviados no e-mail de convocação.
Para assinar os formulários, utilize assinatura digital:
- Acesse o link https://assinador.iti.br. Será necessário realizar um cadastro com seu CPF, caso não possua.
Caso sua conta seja simples, o cidadão é redirecionado a uma tela com todas as opções disponíveis para transformar a conta em verificada ou comprovada. Feito isso, é possível retornar ao portal de assinaturas para assinar documentos, então:
- Selecione/escolha o arquivo em pdf no computador ou dispositivo móvel;
- Clique no documento, no local destinado a sua assinatura (posicione a assinatura);
- Clique no botão “Assinar Digitalmente”
- Confirme o código recebido por mensagem SMS;
- Salve o documento assinado clicando em “Baixar arquivo assinado”
6. Providenciar cópias autenticadas em cartório e digitalizadas, em formato pdf, dos documentos pessoais:
- Carteira de Identidade
- CPF (em caso de mudança de nome em relação ao nome informado na inscrição ao concurso público, entregar cópia de certidão de casamento ou documento que comprove a alteração; providenciar a alteração de nome junto à Receita Federal)
- Certificado de Reservista /Dispensa Militar (para o sexo masculino)
- Título de Eleitor
- Comprovante de quitação eleitoral (certidão eletrônica – não é necessário autenticar)
- Documento de inscrição no PIS ou PASEP (cópia da carteira de trabalho ou providenciar documento que conste o número de inscrição junto aos bancos responsáveis)
- Comprovante dos requisitos referentes ao cargo, especificados no Edital
- Registro no Conselho Regional de Classe de Santa Catarina (quando for o caso):
- Docentes: somente quando estiver expresso no requisito do edital
- TAEs: somente profissões que exijam inscrição
- Comprovante dos dados bancários (cópia da frente do cartão ou extrato bancário – deixar visível apenas o nome e dados da conta). OBS: Não é aceito conta poupança e nem conta conjunta. (não é necessário autenticar). Lista de bancos conveniados.
- Uma foto tipo 3 X 4 recente digitalizada.
- Certificado de residência médica, somente quando estiver expresso no requisito do edital
- Comprovante de rendimentos (contracheque) do mês anterior ao da nomeação, apenas para servidor efetivo ativo, aposentado, beneficiário de pensão, empregado público ou agente político
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) fornecido pela Junta Oficial de Saúde (Junta Médica Oficial) e/ou Medicina do Trabalho da UFSC ou de outro Órgão Público Federal (Art. 14 Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990). OBS: Não é necessário aguardar a emissão deste documento para realizar o encaminhamento do restante da documentação. O ASO pode ser enviado por último.
7. Servidores em vacância:
- Encaminhar cópia digitalizada de Declaração do órgão de origem ou documentos comprobatórios que contenham as seguintes informações:
1. Data de Posse e Exercício no órgão de origem;
2. Número da Portaria de Nomeação no cargo anterior;
3. Data de publicação da Portaria de Nomeação no cargo anterior.
- Após a publicação da vacância no Diário Oficial da União, enviar cópia da publicação para o e-mail admissao.ddp@contato.ufsc.br.
- Caso possua outros vínculos anteriores com o Serviço Público Federal, encaminhar documentos referentes à Nomeação/Posse/Exercício desses vínculos também.
OBS: Servidores em vacância precisam entrar em exercício no mesmo dia da posse. Os formulários/declarações emitidos no item 4 ou 5 devem ser assinados e enviados no dia da posse. (OBS: encaminhar o pdf com as declarações/formulários, mesmo sem assinatura, previamente, junto com os demais documentos constantes no item 6.)
8. Solicitação de Incentivo à Qualificação (para servidores técnico-administrativos):
O Incentivo à Qualificação é um direito do servidor técnico-administrativo em educação que possuir título de educação formal superior ao exigido para ingresso no cargo que é titular.
As orientações para solicitação constam no item 08 do link: https://dafdc.ufsc.br/duvidas-sobre-incentivo-a-qualificacao/
Como o novo servidor ainda não possui acesso ao SPA (Sistema de Processos Administrativos), é possível realizar o pedido encaminhando todos os documentos necessários, constantes no link acima, para o setor responsável, Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento na Carreira – CADC, por meio do e-mail dafdc.ddp@contato.ufsc.br
O pagamento do incentivo será retroativo à data de exercício, desde que solicitado até a data de entrada em exercício. Caso contrário, será contado da data da solicitação.
9. Candidatos Estrangeiros:
Formulário de Contato candidato estrangeiro:
Observação: Os candidatos que não tiverem interesse em serem empossados nos cargos para os quais foram nomeados poderão preencher a Declaração de Desistência de Cargo Público, assiná-la digitalmente e encaminhá-la juntamente com a cópia do documento de identidade utilizado na inscrição, para o e-mail admissao.ddp@contato.ufsc.br